sexta-feira, 13 de abril de 2012

"ProUni" poderá atender com bolsas estudantes mogianos de baixa renda

"ProUni" poderá atender com bolsas estudantes mogianos de baixa renda

Diário de Suzano ed.: 9175 - 13 de abril de 2012
Estudantes de baixa renda em Mogi das Cruzes podem ter a oportunidade de estudar nas universidades particulares do município com bolsas de estudo. Para isso, está em fase de elaboração um projeto, apelidado de "ProUni municipal", já que segue os moldes do programa do govenro federal. De acordo com o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), o projeto será encaminhado para a Câmara no segundo semestre e, após aprovação, deve entrar em vigor ainda esse ano.
O grupo de estudo que está formatando o projeto foi formado no início do ano e reúne representantes da Prefeitura e das universidades instaladas na cidade. Além de jovens carentes, o projeto deve ter uma cota para funcionários públicos.
Por enquanto não há detalhamento de como deve ser a metodologia para a concessão de bolsas, para a porcentagem dessas bolsas e nem a quantidade de vagas.
"O grupo de trabalho foi formado para criar políticas públicas, leis de incentivo para valorizar esse aspecto educacional e voltar a ser a cidade acadêmica que sempre foi. Queremos incentivar adoção de medidas que valorizem o ingresso de mogianos no ensino de graduação", explica. "Mas é um trabalho difícil, uma lei que não se cria em dois ou três dias".
Bertaiolli detalha que serão criados formas de incentivo fiscal para que as universidades ofereçam bolsas de estudo para estudantes carentes da cidade. Para formatar a lei, o grupo utiliza como base o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo parcial (50%) e integral (100%), e também leis semelhantes de outras cidades.
"Estamos criando essa lei para que possamos incluir jovens que não teriam condições de ingressar na faculdade. Vamos analisar a metodologia de classificação desses jovens, depois a financeira da compensação fiscal e o impacto disso", comenta.
"Até o final do ano teremos um ProUni municipal, que não é novidade. Cidades com características acadêmicas já tem leis semelhantes".
O prefeito conta que já conversou com os vereadores e, inclusive, alguns deles contribuem para a formatação do projeto.
"Temos reunião com vereadores que estão acompanhando esse trabalho para que possamos mandar para a câmara o projeto nesse ano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário